Existe alguma Alma no Mundo Que explique a utilidade do Portal RTP-Play ?
A RTP tem um portal no qual em teoria permtia que quem esteja a navegar na internet e/ou não tenha acesso a televisão ou rádio possa aceder não só em diferido, mas sobretudo em directo e em tempo real conteúdos da RTP sobretudo a televisão porque não podemos esquecer que de umma foma ou de outra há quem não tenha acesso a uma televisão e a única forma que tem de assistir aos conteúdos da Tv do Estado é pela internet-
Quem faz a distribuição destes conteúdos é a RTP-Play e nos chamados conteúdos em directo são muito mais as vezes em que este mesmo portal apresenta que o programa X não tem direitos de transmissão na internet se sabendo que a RTP 1 nunca foi um canal de sinal fechado ou codificado não tendo por isso qualquer tipo de restrição a passagem de conteúdos na internet porque até mesmo a TVI quando tinha o Big Brother ou a casa dos Degredos e transmitia o canal daquelas aberrações em sinal fechado, não barrava o acesso a TVI via net, mesmo quando transmitia algum conteúdo do Big Brother.
Acontece que o portal RTP-Play no link das emissões em directo sobretudo da RTP-1 depois de passar 15 segundos de pubicidade aparece quase sempre com a mesma mensagem que o portal RTP-play não tem direitos de transmssão de determinado programa e algus concursos de grande audiência como "O Preço Certo" ou "The Voice Portugal" são sempre cortados por esta "falta de direitos" e não é rara a vez que cortam do ar um programa com direitos de transmissão sem razão aparente porque passaram 20 ou 30 segundos de um programa para o qual não teriam supostamente direitos de transmissão via net e ainda por cima sendo a RTP um canal público e que deveria de chegar ao máximo de portugueses, o que não parece ser o caso porque há pessoas excluídas de verem certos programas que gostariam de ver e pelo que sei, a tecnologia actual ainda não permite a gravação de televisão transmitida em streaming e em tempo real e directo na memória de um computador ou num qualquer suporte magnético e se a RTP pensa que assim desincentiv a pirataria, acaba é por a incentivar porque aparecem sites e portais com links sem ser o oficial para que se possa ver a RTP-1 pela internet e se a RTP não é um canal fechado excusava de ter estas atitudes porque se é para ter tais atitudes, então mais vale acabar com o RTP-Play ou com as emissões de televisão em definitivo por este portal transmitindo apenas os conteúdos rádio do grupo RTP porque assim se poupariam ao trabalho de fazer esta censura kafkiana disfaraçada de triagem sobre o que pode ou não pode ser transmitido na internet para que todos os portugueses possam ter acesso a todos os conteúdos que a Tv que se diz do Estado transmite, mas tais conteúdos parece estarem em parte reservados para alguém que não a generalidade do povo português.
Hoje, estes cortes chegaram ao seu cúmulo quado cortaram aos utilizadores da internet o acesso a emissão da RTP-1 que não puderam ver a emissão do concerto alusivo aos 40 anos da revolução dos Cravos que em teoria nos trouxe a liberdade, mas a própria RTP barrou o acesso de parte do povo a festa formal que lembrou a reconquista da liberdade que com estas atitudes mostra que é uma liberdade que não foi nem nunca será para todos portugueses porque muitos vão estar na mesma ou piores do que nos tempos tenebrosos do Estado Novo.
E ficam as perguntas de sempre e que são sempre chatas: Afinal porque existe o RTP-Play ? Se na maior parte das ocasiões não permite a transmissão em directo, para que serve então ? Não saia mais barato colocar os conteúdos em video em portais da especialidade como o DailyMotion, Youtube, Vimeo ou mesmo Sapo Videos ? O que é preciso para que a RTP passe tudo no RTP-Play ? Será que RTP não é para todos os portugueses ? Quem é o censor que faz este corte de acesso a RTP via net ? Se querem cortar despesas na RTP então acabem com o RTP-Play porque é menos uma despesa ?Afinal aonde está o serviço público de televisão ? Aonde está a universalidade da RTP ? Porque não transmitiram pela internet o concerto dos 40 anos da revolução ? Será que existe mesmo liberdade de informação em Portugal ? Porque raio têm estas atitudes tristes ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário