Existe Algum Ser Humano Que Possa Definir o que é uma Praxe e qual a sua utilidade ?
Esta semana infelizmente foi assunto das notícias de todos os canais televisivos de sinal aberto e dos canais noticiosos da rede de cabo que os jovens que morreram há alguns dias na praia do Meco, concelho de Sesimbra quando foram levados por onda, estavam na praia por causa de uma praxe académica de uma unviseridade privada com relativos poucos anos que é caso da Universidade Lusófona.
Apesar de não se assumir o facto da tragédia ter acontecido durante uma praxe porque apenas o Dux ou chefe máximo da praxe ter sido o único sobreviente e depois quando há jornais que noticiam que os jovens que faleceram foram vistos pela Aldeia do Meco a arrastar pedras e só este mesmo Duz se fazia munir de um telemóvel e além disso um dos habitantes da Aldeia do Meco se sentiu algo que incomodado com aquilo que viu e inquiriu um dos "praxados" que confirmou o facto de estar a ser praxado e além disso disse que era uma "experiência de vida" e ainda disse para o aldeão não se meter no assunto e que estava ali de livre vontade.
Eu nunca fui aluno universitário e por vezes digo felizmente que nunca o fui, mas fui praxado nos liceus por onde andei, tanto nos públicos como nos privados e a coisa foi desde molhar a cabeça com água que saía directamente duma torneira a simular um baptismo, como ter colado nas costas um post--it a dizer "sou burro" ou "chuta-me" ou levar com bolinhas de papel lançadas de fisgas ou fazer de estátua (estou a dizer as menos ofensivas e que também praxei alguns caloiros com alguma destas partidas) ou outras menos agradáveis como me pintarem a cara ao ponto de ter que lavar a cara com lixívia ou detergente da máquina de lavar roupa, ou mesmo me abaixarem as calças e ser humilhado ou me puxarem contra o poste que suportava a tabela de basquete e destas mais violentas que podemos classificar como bullying cheguei a fazer queixa mas nada adiantou e estas mais violentas foram num liceu público e mesmo da estátua teve algo como represália porque depois pintaram a cara a minha irmã (chegamos a andar no mesmo liceu) porque eu me recusei a ser pintado e também foi num liceu público e num liceu privado tentaram me fazer praxes violentas, mas de mim nunca levaram troco.
Todavia, este caso da praxe fatal no Meco questiona qual a necessidade do acto da praxe em si e a mais do que urgente padronização de praxe para que se evitem abusos e por outro lado qual a inteligência tanto de alunos caloiros como veteranos para realizarem certos rituais de praxe que não passam de humilhações ou de actos estúpidos que poderiam até ser classificadas como bullying e nada é feito ou dito excepto quando há mortes como é este caso do Meco, e que ninguém quer assumr responsabilidades e vamos ver se as famílias que perderam os seus entes queridos num acto estúpido e evitável alguma vez terão justiça.
E duvido da inteligência tanto de finalistas de liceu como de universitários porque basta ver o que acontece nas estâncias turísticas low-cost na altura da Páscoa como é o caso de Lloret del Mar onde não é raro o caso de finalistas que morrem ou ficam gravemente feridos em acidentes durante as férias da Páscoa porque estão sob o efeito de drogas e/ou álcool ou basta ver os unversitários nos concursos do estilo do "Quem Quer Ser Milionário" ou em perguntas em reportagens de rua sobre matérias que são da área do estudo daquele mesmo universitário e ele não sabe responder.
Simplesmente apenas se pode classifcar esta praxe que foi feita no Meco como um acto estúpido que custou a vida a 6 pessoas e que poderia ser evitado se houvesse um mínimo de capacidade intelectual nos intervinientes; apenas espero que a tutela tome medidas para que estas trágédias não se repitam.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Para que serve uma praxe ? Alguém sabe definir o que é uma praxe ? Porque não se evitou esta tragédia ? Quem esteve por detrás dela ? Qual vai ser a resposta da tutela para que se evitem casos iguais ? Aonde está a Reunião Inter-Associações para dar a sua opinião sobre o caso ? Ou a RIA não passa duma espécie de Fórmula 3 ou 3000 que serve de ensaio para a Fórmula 1 chamada poder político da república ? Será que vai haver justiça neste caso ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário