O Grande Franciscano Chamado Papa Francisco

Hoje, o Papa Francisco, na sua primeira exortação apostólica que se pode quase classificar como encíclica com 142 páginas com o título "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho em português), ataca e com força a desigualdade económica que existe no mundo, bem como a ganância generalizada e considera o actual sistema económico mundial como algo injusto e que "mata" e Sua Santidade considera revoltante que se dê mais importância a uma notícia que diz que um índice bolsista perdeu dois pontos do que a notícia de um idoso que morreu de frio na rua.


É um facto, o Papa Francisco me tem impressionado, emocionado, surpreendido desde do dia da sua eleição no dia 13 de Março do presente ano da Graça do Senhor de 2013 e nestes 8 anos tem sido a voz que a Igreja Católica quase ou mesmo nunca teve e este seu documento é um balde de água gelada em cima da cabeça de um mundo selvagem e demasiadamente materialista que com as suas ideias materialistas e gananciosas apenas tem trazido miséria para o mundo e neste ponto Portugal é um dos piores paradigmas onde vê tudo que não deve fazer.


O mesmo Papa Francisco que tem pouco mais de 8 meses de pontificado, aponta o dedo a todos os erros presentes da humanidade passando pelo desperdício de comer, a incompetência dos políticos, os erros dos sistemas económicos; enfim tudo que está mal neste mundo de Deus e dos homens e que cada vez é menos humano e muito menos divino do que deveria de ser e não deixa de apontar o dedo aos Estados no seu todo que deveriam de ser Estado e nunca são apenas preocupados com dinheiro e que se deveriam de preocupar com o bem de todos.


E citando o mesmo Papa Francisco: "Enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade social, na sociedade e entre vários povos, será impossível erradicar a violência. Acusamos os pobres [...] da violência, mas, sem igualdade de oportunidades, as diferentes formas de agressão e de guerra encontrarão terreno fértil que, tarde ou cedo, provocará a explosão", escreveu o papa na exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho em português)


Pode não haver a mudança que muitos esperavam como ver mulheres no sacerdócio, mas este apontar de dedo aos podres do mundo, serve para nações supostamente católicas como Portugal despertarem e acordar porque o poder político nunca é para se servir DO povo, mas para servir O povo, bem como o dinheiro serve para servir e não para ser poder como parece ser o paradigma actual de governação mundial mesmo nos países ditos socialistas ou comunistas.


Este desprezo pelo material que têm sido o apanágio do pontificado do Papa Francisco é reflectido nestas suas palavras que mostram pelo menos parte do ideário de S. Francisco de Assis, onde o materialismo não tem lugar, ao contrário do bem geral das pessoas e das nações e este dever do bem geral do poder político está como desligado em nome do lucro rápido e fácil e com estas palavras do Papa Francisco, e agora irei ser pesado na palavras: os políticos actuais não passam de algo parecido com uma prostituta que se deixam vender pelo melhor preço.


E para encerrar o Papa Francisco ainda afirma: "Peço ao senhor que nos ofereça mais políticos a quem doa a verdade da vida dos pobres".


E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque raio o poder político no seu todo se esquece dos que mais precisam ? Porque estas sábias palavras são ignoradas ? Porque não ouvem este homem de Deus ? Que mundo é este capaz de ignorar tais palavras ? Será que estas palavras irão ter eco em alguma nação ? Aonde este mundo vai parar ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 


 


 


 


 


 


Post-Scriptum: Estas palavras do Papa Francisco me lembraram uma jóia dos Queen, feita para o álbum The Works e que foi a cereja em cima do bolo na actuação dos Queen no Live Aid e uma das muitas jóias mostradas na épica actuação do Rock in Rio '85


Versos finais da música: Is This The World We Created....? (Traduzidos): Se existir um Deus, lá em cima no céu, olhando cá para baixo, o que Ele deve estar pensando o que fizemos com o mundo que Ele criou.....

Comentários

Mensagens populares