Alguém que me explique o Que Foi Portugal Fazer aos Mundiais de Atletismo
Desde que me lembro, Portugal nos Mundiais de Atletismo desde da sua primeira entrada logo na edição fundadora do certame que mostra a nata do atletismo globa, ganhou sempre pelo menos uma medalha em quase todas edições até que este ano o melhor desempenho português foi nos 20 km marcha para homens onde se conseguiu um 4º lugar porque de resto foi uma colecção de desilusões.
Os responsáveis recusam fazer comparações com as 15 edições anteriores jogando o rabinho de fora e não vendo que se repetiu o mesmo fracasso de há dois anos onde Portugal veio a zeros e este dupla edição nula em termos de medalha mostra uma falta de talentos em atletismo na nação que muitos talentos deu ao mundo ou incompetência do dirigismo do atletismo em Portugal ou ainda uma depedência de Nelson Évora e Naide Gomes para se terem conquistas quando ambos os atletas têm sofrido lesões sistemáticas e impeditivas.
Me dá raiva a falta de ambição do atletismo português porque nunca foi uma espécie de pobrezinho da Europa, bem pelo contrário; sobretudo nas provas de fundo sempre bateu o pé aos grandes como as naçoes africanas, a Rússia e outros potentados do atletismo de igual para igual e esta gente do dirigismo do atletismo se está a esquecer de uns quanos detalhes e que cujo esqucimento os torna pessoas estúpidas e tacanhas.
Apesar da federação internacional ter a palavra "Amador" de há muito que o atletismo deixou de ser amador e é um desporto de alta competição e profissional como o futebol, hóquei em patins, basquete ou mesmo como o ciclismo ou a fórmula 1 e um piloto dos mais implácaveis, temerários, para não dizer dos mais suicidas da F1 que alguma vez apareceu no mundo da F1 e que é considerado por muitos como o melhor piloto de F1 de todos os tempos e se chamava Ayrton Senna e era brasileiro e disse uma vez que um piloto de F1 é desenhado para ganhar e não para ser 2º ou 3º, mas sim para ganhar porque se não entra para ganhar mais vale nem entrar em prova-
E esta ambição desmedida para se ganhar é válida em todos os desportos colectivos ou individuais de alta comeptição como o atletismo e com o historial que Portugal tem, tem mesmo que entrar para ganhar, nem que seja uma medalha de bronze; em especial aqueles que passam o tempo a ganhar provas de treino como meetings por quase todo o mundo e no final das contas quando é o pagar para ver, muitos nem sequer têm ambição para arriscar nas provas e um atleta de um país com créditos firmados num desporto profissional e de alta competição e que não têm ambição de ganhar, pode é ficar em casa e não humilhar a nação que supostamente representa porque para lixar a nação já temos os políticos da república e temos excedentes de bestas para lixar a nação.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Com que objectivo, Portugal entrou no mundial de atletismo ? Será que estes atletas de alta competição não sabem o que é ambição a sério ? Foram passear ? Porque o dirigismo foge com o rabinho de fora ? Porque não ficaram em casa ? Que porra foram fazer a Moscovo ? Ver a Praça Vermelha ou a Basílica de S. Basílio ? Se não foram para ganhar medalhas porque então foram a Moscovo ?
Como sempre vos peço para ler, comentar
Comentários
Enviar um comentário