Gaspar Podes Me Explicar Algumas Coisas ?

Na edição electrónica do Expresso, no seu suplemento de economia vem algo que nos pode deixar pensativos na forma como estamos a ser desgovernados pela ditadura Passos Coelho e os seus adjuntos que são mais do que as mães e cada vez são mais e quem lhes paga somos nós com o nosso suor que apenas serve para pagar impostos que sustentam os mimos e os disparates da república.


A edição electtónica do suplmento de economia do períodico olisponense publica na sua edição mas recente que os juros da dívida soberana chegaram perto dos 7% no longo prazo e por acaso foi este evento que fez com que o FMI entrasse em terrritório português para nos apertar ainda mais o cinto devido ao seu plano de resgate e depois destes mesmos juros terem aliviado um pouco, voltam de novo a este valor amaldiçoado que faz tremer qualquer governo a face da Terra seja ele de que nação for e Portugal não é execpção, no entanto os juros depois da entrada do FMI desceram quase por milagre e agora que se fala no pós-troika voltam a subir enquanto aqui ao lado em Espanha os títulos a 10 anos mal passam os 5% e em Portugal estão ao nível dos gregos que já passaram os 7%. Os analistas dizem que foi algo generalizado, sobretudo devido a uma crise no crédito na China (vermelha ou continental) que criou um efeito dominó que afectou todos as nações menos a Eslovénia que baixou os seus juros para dívida a 10 anos.


Posso compreender que a economia mundial é uma espécie de esteira rolante onde em especial as grandes economias como a China, Taiwan, Rússia, Japão ou EUA têm papel chave e basta uma delas começar a ter problemas que contagia o resto do mundo e neste problema, quanto mais pequeno mais aguenta, mas ninguém explica porque dos 4 PIGS da UE o único que não pediu resgate, foi o  único que não teve um aumento brutal dos seus juros e este 1/2 sortudo foi a Espanha o que dá muito que pensar apesar de aparentemene o mal ter partido da China nada pode desculpar o regresso a mesma situação antes do resgate da troika e esta situação tem que ser muito bem explicada por Vítor Gaspar, de perferência sem gráficos ou folhas de Office carregadas de erros como tem sido da praxe.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Para que servem os sacrifícios ? Quem manda e que vigia os mercados de dívida ? De quem é a culpa desta situação ? Porque são sempre os mesmos a pagar ? Qual vai ser a explicação de Vítor Gaspar para esta situação ? Quem nos vai salvar ? Será que Portugal está mesmo falido ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares