Portugal Perdido

Estou de volta após quase um mês de ausência dos grandes artigos com trabalho de campo e muitos boletins noticiosos da rádio ouvidos e que me serviram de base para este regresso já ansiado e nestes dias andei a recolher muita informação e que deu para ver como esta república dos bananas anda num estado cada vez próximo da ruína geral.


Nestes dias de jejum cibernético andei a fazer várias caminhadas por Lisboa e ao mesmo tempo tentei ver uma forma económica para arranjar o PC e esta procura revelou verdadeiros assaltos nos consertos de computadores que faz sinceramente pensar que uma pessoa tem que ter os básicos conhecimentos de hardaware se não quiser ser assaltado de forma legal (como para isso já não bastasse o desgoverno) e neste tempo me pediram apenas para mudar o HD e repor o Windows valores que iam dos 42 euros só para instalar o Windows, até valores entre 180 a 220 euros para colocar um HD, instalar e dar uma passagem com spray de ar comprimido que custa menos de 10 euros e um HD razoável 60...


Bem eu como não estava para ser assaltado resolvi fazer as coisas por minha conta e cheguei a por um anúncio mas resposta nada e descarreguei os tempos mortos a passear e a estudar alemão para dizer que fazia alguma coisa que não fosse cozinhar e nestas caminhadas em especial pela baixa de Lisboa além das invasões futebolísticas que sempre dão vida a cidade e até que gosto de ver, algo que não gostei de ver foram os ciganos que por detrás da venda de óculos escuros vendem haxixe aos olhos de todos, incluindo a polícia e nada lhes acontece e na volta ainda ganham RSI e casos de pessoas que precisam mesmo perdem este subsídio a conta destes...cromos da bola.


Ainda durante estas caminhadas pela baixa da capital aconteceu a feira da Máscara Ibérica e na altura eu estava teso mas mesmo assim fui ver a fiquei de queixo caído quando estavam a vender um dedal de ginjinha por ...2,50 € quando na Ginjinha do Largo de S.Domingos ou no Eduardinho com um 1,40 € se bebe 4 vezes mais ginja, enfim sou abstémico mas também há limites num país em crise como Portugal que já tem gatunos que cheguem quase por tudo que é lado.


O roubo final foi ainda antes de aprontar o meu regresso aqui a este recanto quando vejo as taxas de IVA em Portugal por um lado que me deixam de boca aberta e por outro lado quando soube que as reformas dos políticos da república custam 12 biliões de euros por ano (o equivalente ao buraco do BPN) e ao mesmo tempo negam aumentos de salário aos funcionários públicos de base e ainda querem que trabalhem mais pelo mesmo salário e na volta já se fala de subornos nas Finanças porque os funcionários de repartição perderam o direito a horas extras pagas e ao mesmo tempo o salário dos políticos da república continuam na mesmo e nós a pagar e mais um buraco se levanta para as bandas do BANIF porque não pagaram o empréstimo que o Estado lhes fez (ou seja, nós a pagar) e nem sequer fez o aumento de capital que seria para pagar este mesmo empréstimo e ainda nos dizem para apertar mais o cinto....ora bolas para tanto cinto apertado.


E ficam como sempre as minhas perguntas sem resposta: Que caminho leva esta nação ? Porque não prendem os traficantes da baixa de Lisboa ? Será que a polícia recebem algum por conta ? Porque pagamos tantos impostos ? Porque temos que sustentar a banca ? Porque o poder político da república não aperta o cinto ? Afinal para que serve esta austeridade ? Porque cada vez circulam mais em Lisboa carros caros e cada vez se pode menos andar de transporte público ? Anda a república a tripar no LSD ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 

Comentários

Mensagens populares