Coisas A Mais....

Nestas últimas eleições legilativas o verdadeiro vencedor foi a abestenção que ultrapassou os 40% pela primeira vez em eleições legilslativas desde do 25 de Abril e muitos tentam achar a causa do problema chamado abestenção e todos apontam muitas causas, todavia todos apaontaram uma causa comum...os cadernos eleitorais desactulizados porque não se entende num país de cerca de 10 milhões de habitantes se contam 9,6 milhões de eleitores e o presidente da república apontou logo que as contas não estavam certas e o resto dos partidos em especial dos derrotados ia na mesma linha de pensamento.


Mas tal pensamento não ficou sem resposta quando hoje a Comissão Nacional de Eleições disse que este número agrega emigrantes e residentes em Portugal e que os falecidos vão sendo abatidos a lista conforme o cruzamento de dados entre o registo civil e a CNE e segundo esta este número são 64% de todos os portugueses com mais de 18 anos agregando residentes no estrangeiro e em Portugal bem como os imigrantes de outros países que se tenham dado ao trabalho de fazer o recenseamento eleitoral.


Mas mesmo assim há números aqui que possam parecer estranhos porque a CNE e a DGAI se estão a esquecer que mais de metade do povo português não tem o Cartão do Cidadão fora aqueles que são abstencionistas crónicos e com a lei eleitoral antiga foram abatidos a lista porque a lei antiga dizia que alguém que não vote 3 actos eleitorais seguidos vê o seu nome apagado automaticamente das listas.


Com tanta conversa e com as medidas do FMI para serem aplicadas, o presidente da república pediu celeridade para a formação do governo eleito para que se cumpram os prazos assumidos pelo governo anterior ainda em funções e por inerência pelo país e enquanto um dos grandes derrotados da noite eleitoral de domingo, o Bloco de Esquerda, está numa de Noite das Facas Longas querendo a cabeça de Francisco Louçã e restante direcção numa bandeja de prata, o PS escolhe o seu líder depois da queda de Adolf Sócrates, vem então a CDU reclamar que o presidente da república está a violar a constituição já convidando o vencedor das eleições para formar governo antes de ouvir os outros partidos.


Não sei se o camarada Jerónimo está a ver coisa direita, Portugal graças ao sr. Pinto de Sousa está com a corda na garganta, precisando de financiamento para pagar os calotes abertos pelos socialistas e quando mais depressa ter um governo estável melhor, e se calhar a CDU deve estar a pensar por Passos Coelho ser um inimigo figadal de Cavaco Silva nos tempos em que este era primeiro ministro, vai o fantoche de Belém escolher a CDU para formar governo em coligação com o PS decapitado e um Bloco de Esquerda mais esfrangalhado do que uma meia desfeita de bacalhau não pensam em tal.


Sei que a atitude do presidente é estranha, mas não é motivo para uma guerra do alecrim e manjerona quando Portugal em termos económicos graças aos grandes negócios da rosa murcha está quase como uma economia de terceiro mundo ou dum país em guerra e precisa de medidas de fundo e não de peixarada política em especial quando se sabe que Jerónimo de Sousa quer ser mais soviético do que Breznev e só entrou no partido depois 1974 enquanto muitos elementos dos tempos da clandestidade têm saído por não aguentar com a mente fossilizada de Jerónimo de Sousa que se esqueceu mais em 1996 deu a eleição presidencial a Jorge Sampaio, quando jogou o rabinho de fora da corrida deixando apenas a corrida a dois.


Por isso o camarada poderia ter ficado calado, mas não é o único porque a deputada europeia Ana Gomes poderia ter ficado calada ao atacar Paulo Portas porque quando foi a Face Oculta defendeu Sócrates quando poderia ter contribuído para que se soubesse a verdade, como sempre uns são mais iguais que outros.


E ficam as minhas perguntas de sempre: O que pretende a CDU ? Será que não sabe peRder ? Porque Ana Gomes se calou nas sucatas e agora só diz sucata ? Anda tudo ressabiado quando Portugal tem prazos a cumprir ? O que Ana Gomes precebe de Portugal, quando queria ver um estrangeiro a mandar na comissão europeia e por tabela em Portugal ? Afinal quando há transparência nas eleições e nos cadernos eleitorais ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares