Sistema Naconal de Saúde Gratis em Portugal, Na Democracia só Brincar em Especial quando gozam com um cidadão

Como se sabe o sistema público de saúde em Portugal é tendencialmente para ser pago pelos cidadãos e nunca gratuíto como pintam os socialistas e até fervem quando ouvem dizer algo contra sobre o seu SNS em especial por parte de Passos Coelho que o acusam de querer exterminar o SNS, mas qual SNS onde tudo se paga e eu digo mesmo tudo e hoje recebi uma carta pelo correio que mostra o quão absurdamente infame é o sistema nacional de saúde e a sua ministra Ana Josef Mengele Jorge.


E desta vez entra um caso meu que pode ter acontecido com todos que leem este vestuto recanto da blogsfera sapal e foi a carta a pedir todas as taxas moderadoras que eu não paguei durante o ano passado e eu estando desempregado não teria que pagar, mas querem que eu paga, e algumas delas já eram do primeiro trimestre de 2011 e lá vnha uma que achei particularmente infame porque foi da altura em que parti o meu pé; nesta mesma taxa vinha o custo de me terem tirado o gesso, um euro e dez centavos, que mais infame se torna quando o gesso não era inteiro a volta da tíbia e do tornozelo, mas sim apenas meia perna, imobilizando a parte traseira da perna, sendo o gesso seguro apenas por umas quantas ligaduras elásticas.


E apenas por me cortarem as ligaduras com uma tesoura com um comprimento de lámina de 5 cm e já usada para cortar adesivos e gazes me pedem um euro e dez que deve ser o valor das bicas que a enfermeira ou a médica não beberam, e gostava de saber aonde está a saúde pública e gratis em Portugal e me lembro de ter tido algumas discusões com a minha mãe para não tirar o gesso em casa, mas quando nem um exame me fizeram ou sequer passaram fisioterapia.


O Sistema Nacional de Saúde na realidade não existe em Portugal, não passa duma rede de clínicas geridas pelo estado onde todos praticamente têm que pagar tudo menos ir cagar a casa de banho (por enquanto) e a maior ironia, absurdamente infame, é que o buraco nos hospitais e ministério da saúde começou a aumentar exactamente a partir da data quando se começou a cobrar taxas moderadoras, ainda nos tempos de Cavaco Silva - Primeiro Mnistro e quando os hospitais eram mesmo à pala o buraco era uma quase miragem.


E ficam as minhas perguntas de sempre: Se a saúde é pública, porque temos que pagar por ela ? Aonde para o dinheiro das taxas moderadoras pagas ? Porque diabo se tem que pagar o smples cortar de ligaduras de um meio-gesso ? Andam a brincar com o povo ? Existe democracia em Portugal ? Afinal o que é o servço nacional de saúde gratuito que muitos aclamam e que afinal é mais utópico que a A Utopia de São Thomas More ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares