Submarinos Ao Fundo ??

Como se costuma dizer, água mole em pedra dura tanto bate até que fura e foi o que aconteceu com o caso dos submarinos cuja compra foi idealizada em tempos de Guterres, feita em tempos de Cherne Barroso e Sacana Lopes e supostamente pagos em tempos de Sócrates e a mesma deputada que polticiamente se formou no MRPP tal como Cherne Barroso e que tem uma passagem relativmanete meritória no sub-mundo da diplomacia andou tanto a melgar a Comissão Europeia para investigar o negócio que acabou por o conseguir.


Lógico que um animal político do nível de Ana Gomes que mostra uma honestidade aparente acima da média dos políticos portugueses em especial dos socialistas seria demasiadamente incómoda para o Führer Sócrates porque a sua presença em Portugal deitaria por terra quaisqueres planos para o Primeiro Engenhero escapulir das investigações da Face Oculta e/ou do Freeport e agora com esta investigação europeia sobre o caso dos submarinos talvez se fique a saber as grandes negociatas que andam e andaram por detrás deste negócio que se pode classificar como ruinoso; não digo que a nossa marinha de guerra não precissasse de submarinos novos porque estava a precisar de tal embarcação, mas com estaleiros em Portugal seria muito mas lucrativo se comprar o Know How e se construir nos estaleiros nacionais como fez o Brasil do que estar a comprar submarinos a uma potência estrangeira e ainda por cima submarinos com defeito.


Até custa ouir que se compram navios para a Armada no estrangeiro quando nos anos dourados da nossa indústria naval milhares de toneladas de navios de todas as espécies passaram pelos estaleiros portugueses com as melhores opiniões sobre os serviços prestados e era dinheiro que o país recebia, mas no debate quinzenal deu para ver que passam a vida a se provocarem uns aos outros sem terem resposta para nada até que a haja merda e mesmo assim continuam sem resposta.


Mas voltando a vaca fria, o que poderia acontecer a Ana Gomes caso ela ficasse a Portugal era o mesmo que aconteceu a Amaro da Costa e a Sá Carneiro, ou seja, sofrer um "acidente" que demoraria décadas a ser investigado e depois muito convinientemente a PGR deixava o caso prescrever como seria de interesse da república como foram os crimes de Camarate e quaisqueres comissões de investigação teriam apenas a função de apurar culpados que nunca iriam a julgamento, apenas serviria para que as famílias enlutadas soubessem quem tinham sido os algozes que lhe mataram os entes queridos.


Vamos ver se esta investigação vai levar alguma lado e se vamos algum dia saber a verdade sobre este negócio que mostra que a 3ª república é tão boa como a primeira que sabemos para que caminhos levou Portugal incluindo uma guerra mundial e se um dia nesta geração vamos ter honestidade ou se temos que começar ao tiro e a partir umas quantas montras para mostrar que já chega de tanto roubo.


E ficam as minhas perguntinhas de sempre: Será que vamos saber alguma coisa ? Será que iremos saber a verdade ? Quem roubou quem nesta música mal cantada ? Porque nós temos sempre que pagar pelos erros dos outros ? A honestidade em Portugal paga imposto ? Quem se vai lixar nesta história ? Para que nos serve a república e o seu presidente ?


Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar


 

Comentários

Mensagens populares