A Grande Mentira Ou A Grande Novela ?
Na Focus desta semana veio Carlos Silvino, aka. Bibi, ex-chofer da Casa Pia e principal autor criminal segundo o tribunal e ao mesmo tempo testemunha dos crmes de pedofila que aconteceram na centenária insttuição de ensino cujo processo durou quase tempo como este blog havendo várias entradas sobre este mesmo processo neste mesmo recantozito do sapo, dizer que tudo que disse em tribunal era mentira e que apenas conhece "alguns dos miúdos" não todos e que apenas conhece o ex-provedor da Casa Pia e um dos réus condenados Manuel Abrantes e o médico Ferreira Dinis e na mesma entrevista diz ainda ter dado testemunhos sobre o efeito de psicotrópicos e foi induzido a ndicar os locais onde ocorreram as violações e os crimes associados e que mentiu em tribunal e que nesse hiato de tempo já pediu desculpas pelo menos a Hugo Marçal e que tentou pedir desculpas a Carlos Cru mas que este recusou receber Bibi.
E eu me pus a pensar porque não fizeram com Bibi, o mesmo que fizeram com as testemunhas mas sensíveis e é o que se faz com as testemunhas que possam a vir precsar de protecção policial por denuncar uma rede criminosa ou quando testemunham contra alguem correm o risco de sofrer represálias ou então têm a tendência de ser sensíves a pressões externas e mudarem o testemunho e poderem mentir e esta ferramenta é o chamado "Testemunho para memória futura" que não passa dum interrogatório feito por ptocurador-adjunto ou um agente da PJ com um delegado do MP a assistir para validar que é gravado em suporte vídeo e áudio e que serve como prova em tribunal e muitas das vítimas do caso Casa Pia usaram este sistema de testemunho e não fizeram com Bibi não sei porquê, mas mais valia o terem feito porque assim havia o direito do contraditório.
No caso da entrevista dada a Focus ser considerada como peça de recurso pelos desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa situado na Rua do Arsenal,Letra G; pode acontecer que o porcesso seja repetido e o máximo de prova feita que se pode aproveitar são as declarações das vítimas em vídeo, mas no entanto tudo que Bibi disse vai para o lixo ou então Bibi tem mesmo que ser sujeito a um teste de sanidade mental para ver se tudo funciona bem no telhado dele porque alguém num processo que leva 7 anos para ser julgado milhares de folhas e de euros gastos e muito deste material baseado nas suas declarações vem dar o dito pelo não dito sem se saber porque fez isto e com que intenção e se está com a devida sanidade mental para estar solto.
E ficam as minhas perguntas de sempre: Este homem tem sanidade mental ? Afinal para que serviram estes anos de processo ? Que novela foi esta ? Porque não ouviram apenas as vítimas em vez de ouvr este animal ? Será que os 18 anos de cadeia são pena suficiente para Bibi ? Se a mentira se provar como certa, como a justiça portuguesa vai descalçar esta bota ? Se não houve mentira porque Bibi disse este rol de disparates ? Quem explica isto ? Podemos confiar na justiça ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário