Quem é Amigo Quem é ??
É do conhecimento geral que depois de muitas negociações e até depois de um bloqueio de algumas estradas e auto-estradas núcleo do território nacional, os camionistas não conseguiram o chamado gasóleo profissional que lhes iria ser mais barato e lhes economizar custos de funcionamento das suas empresas, fossem elas pequenas ou grandes.
Pois bem, hoje se soube que uma empresa de camionagem e de transportes ferroviários privada de nome Takargo está a usar o mesmo gasóleo de custo reduzido que está destinado as pescas, agricultura e ao sector marítimo-turístico e chamado de gasóleo verde exactamente por este motivo, por estar corado por um pigmento verde e a atribução dos cartões ao acesso a este combustível de custo reduzido por ser ou isento de impostos ou ter uma taxação muito reduzido é gerido por uma entidade do ministério da agricultura, e o caso apenas seria um problema de corrupção ou de papéis desviados se não fosse o facto de esta firma de transportes, Takargo ser propriedade do grupo Mota-Engil que por sua vez é dirigido pelo antigo dirigente socialista e antigo ministro Jorge Coelho.
Estranho facto de 99,999999% das firmas de camionagem e 100% dos taxistas e das empresas de transportes públicos colectivos não terem direito ao chamado gasóleo profissional e uma reles firma de transportes de cargas o tem, usando o mesmo que é usado por pescadores e agricultores e a empresa se escusa, dizendo pelo facto de também usar transporte ferroviário; tal desculpa não convence a concorência que já veio exigir ou fim do gasóleo agrícola ou então o gasóleo profissional, acontece que a lei do gasóleo verde foi estendido as empresas que usem transporte ferroviário mas não especifica de forma clara se esta extensão da lei se aplica a quem trabalha em exclusivo em transporte ferroviário (ex.: a CP -Cargo) ou se pode ser usado numa empresa que também trabalhe com transporte ferrovário.
Resultado como esta extensão tornou uma lei relativamente clara numa lei a meia-tinta aberta a interpretações duvidosas como esta e que pode levar a muita porrada e discução que não vai levar a lado nenhum e apenas serve parar atirar areia para os olhos dos otários entuanto vai colocar Portugal a passar fome de gato como nunca passou na história da república e depois não se queixem que tal como na República de Weimar, os movimentos extremistas ganhem votos, porque tal é sinal da república presente estar podre e tal já aconteceu em Portugal aquando do 28 de Maio de 1926, mas aqui a memória é curta, mais curta que a memória RAM de um computador Magalhães.
E ficam as minhas perguntinhas de sempre: Afinal para quem é o gasóleo verde ? Porque transformaram um lei clara numa lei confusa ? Quem ganhou com isso ? Quando é que passam a ser honestos ? Quando é criado o gasóleo profissional ? Porque todos se calam ? Querem nos atirar areia para os olhos ? A investigação do ministério da agricultura vai dar algum lado ? Afinal do que nos serve a república e o seu presidente ? Estão a espera que surja uma nova ditadura em Portugal do estilo Salazar ? Ou já se esqueceram que foi assim na primeira república que tudo começou ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário