E O Gajo Continua a Mentir
Sim voltei de novo ao assunto Face Oculta, mais precisamente ao seu spin-off PT/TVI e aos trabalhos da CPI de investigação do dito negócio em causa e em especial sobre as respostas dadas por escrito pelo Führer Sócrates aos deputados da mesma CPI que mostram ser uma mentira descarada, o que em tempos antigos daria ordem de expulsão ao Primeiro Engenheiro, mas uns imberbes Coelhos não querem a moção de censura que seria esta mesma ordem de expulsão do Primeiro Engenheiro do poleiro.
E as palavras do Primeiro Engenheiro a CPI foram estas:
«Até ao dia 25 de Junho de 2009, à noite, nunca me foi prestada qualquer informação sobre a compra pela PT de uma participação social minoritária na Media Capital, não obstante o assunto ter sido objecto de notícias nos meios de comunicação social – cujo fundamento desconhecia – e de a PT e a Media Capital terem remetido à CMVM comunicados sobre as negociações em curso. Assim, fui pela primeira vez informado no dia 25 de Junho, no decurso de um jantar [com empresários, em casa de Manuel Pinho, ministro da Economia], pelo presidente do Conselho de Administração (CA) da PT [Henrique Granadeiro], que me transmitiu que tinham existido conversações entre a PT e a Prisa sobre a Media Capital mas que o assunto não tinha sequer sido agendado para o CA da PT realizado nesse mesmo dia e que não considerava o negócio oportuno».
Pois bem meus amigos e minhas amigas acontece que nas escutas que foram pescadas e publicadas pelo pasquim considerado maldito pelas hostes do Largo do Rato (Sol) das conversas entre o boy do PS na PT, Rui Pedro Soares e Penedos Jr. falam deste mesmo negócio com várias menções directas ao Führer Sócrates que também designam como “chefe” e estas menções ao Primeiro Engenheiro começam logo em 28 de Maio de 2009: «Paulo Penedos diz a Américo Thomati [presidente do Taguspark] que está muito curioso com o que vai dar esta m... da TVI. O Zeinal já arranjou maneira de, não dizendo que não ao Sócrates, fazer a operação em termos que ele nunca aparece. Explica que vão passar uns fundos para Londres».
... mas já decidira,_na tarde de 25/6, que_o negócio não se fazia
Outro ponto-chave nesta história foi o chumbo do negócio que o Primeiro Engenheiro explica da seguinte forma:
«No dia 25 de Junho de 2009, da parte da tarde, falei com o senhor ministro das Obras Públicas [Mário Lino] e decidimos que este transmitiria ao presidente do CA da PT que o Governo não concordava com a realização do negócio, de modo a que não houvesse a mínima suspeita de que, por influência do Governo, a compra de parte da TVI se destinava a alterar a linha editorial desta estação de televisão. Esta decisão foi tomada em função da avaliação que na altura fizemos do impacto e do alarme público motivado pelas suspeições que foram lançadas no âmbito da controvérsia política gerada em torno deste assunto, em especial no seguimento da entrevista à televisão dada pela então líder do maior partido da oposição, na noite do dia 24, e da intervenção do senhor Presidente da República, na manhã do dia 25. A comunicação da oposição do Governo ao negócio foi feita pelo ministro das Obras Públicas no dia seguinte, 26 de Junho, ao início da manhã». E Sócrates vinca ainda: «As relações com a PT estabelecem-se através do ministro com competência na área das comunicações, que para o efeito se relaciona directamente com o presidente do CA da PT (...)».
«Sou amigo do dr. Rui Pedro Soares e conheço-o há, sensivelmente, meia dúzia de anos. (...) Não me recordo de ter jantado com o dr. Rui Pedro Soares em Junho de 2009, mas nunca abordei com ele matérias respeitantes a uma possível aquisição por parte da PT de uma participação no capital social da Media Capital (...) Não me reuni com [ele] a 25 de Junho na sede nacional do PS».
No entanto se formos a ver as escutas, o polvo ou o rolo das mentiras vai aumentar duma forma exponencial que numa país desenvolvido tinha enviado com esta corja para a cadeia e no dia 19 de Junho do ano passado foi dito o seguinte ao telefone: «Rui Pedro Soares diz que vai jantar com o 1.º. Vai-lhe indicar a data para a inauguração do call center de Santo Tirso». Passadas três horas e meia conta a Penedos:
«Rui Pedro Soares diz que esteve com o chefe, que estava bem disposto. Rui Pedro diz que têm três ou quatro dias para fecharem isso. Só há uma alteração de planos. Tem que ser a PT explicitamente a fazer a operação. Rui Pedro diz que o chefe lhe pediu para ir para lá três meses. O Chefe disse que é tudo ou nada, e que não pode ficar com fama e ficar sem o proveito. Disse-lhe para pensar bem, mas que está disponível para o que ele quiser. Paulo Penedos diz que perante uma coisa dessas disparada à queima-roupa, não podia dizer outra coisa».
E a coisa não fica só por aqui porque aos 22 dias de Junho Pedro Soares conta a Penedos que vai ter com Mário Lino ás 9 e meia e na madrugada dos 24 dias de Junho foi dito o seguinte: «Rui Pedro refere que disse ao Sócrates que tem noção que andam nisto há 10 meses e que só nos últimos dias é que... Paulo Penedos diz que é verdade, mas que enquanto esteve com pessoas da confiança dele, directa ou indirectamente, nada se soube. Rui Pedro diz que o chefe lhe perguntou se não era melhor correrem com o gajo (Moniz) antes de eles (PT) entrarem e que lhe respondeu que não, porque têm um grande pára-choques para ele (chefe). Paulo Penedos acha que, custe o que custar, em termos de dinheiro para pôr no negócio, o gajo (Moniz) devia sair confortável para estar calado».
Passadas algumas horas a meia-noite do 25º dia do mês de Juno foi dito o seguinte aos telefones e que mostra como o Führer Sócrates tem mentido com quantos dentes tem: «Penedos pergunta a André Figueiredo [chefe de gabinete de Sócrates no PS] se ele há bocado esteve com o chefe e com o Rui ou se eles estiveram sozinhos. André responde que esteve lá um bocado e depois saiu, porque ele estava também com o Vieira da Silva e com o Augusto a ver outras coisas... Paulo Pergunta se o chefe estava calmo, ao que o André responde que sim, estava calmo, mas estava um bocado preocupado».
Entrementes a PT faz o comunicado público do negócio a CMVM, como manda a lei, no dia 23, mas o Primeiro Engenheiro diz que só soube do negócio dia 24 quando os comunicados da CMVM são documentos públicos e a PT é uma empresa em boa parte pública, esquisito não acham o Primeiro Engenheiro não saber do negócio e diz o mesmo a comissão que só soube do negócio no debate parlamentar quando foi confrontado por Ferreira Leite quando foi chamado de “mentiroso”
E continuando na secção de mentira descarada, Sócrates disse aos deputados que nunca falou a Zapatero sobre o negócio, mas mais uma vez as escutas vieram confirmar a mentira descarada de Sócrates: «Paulo Penedos diz ao Rui Pedro que o Soares Carneiro [administrador executivo da PT] lhe disse que o negócio estava feito pois ontem à noite o Zapatero tinha falado com Sócrates».
Continuando nas filas de mentiras e coisas mal explicadas, o Primeiro Engenheiro ainda teve a lata de dizer que decidiu chumbar negócio sem comunicar nem a Granadeiro (chefe da PT) nem a Bava (chefe executivo e parte interessada no negócio) e dizendo que não conhecia o negócio agora imaginem se ele conhecesse mesmo o negócio, cada vez mais lodo.
Como podem ver a mentira de Sócrates continua descarada e cada vez mais enlameada, gostava de saber porque os deputados da direita não votaram logo a moção de censura da esquerda e assim abatiam logo o bicho e escusávamos de ver aquele mentiroso como primeiro ministro, alguém que não passa dum reles Salazar mentiroso que nos rouba cada vez mais cada dia que passa e cada vez mais descredibiliza um país já de si descredibilizado que só no futebol através de uma ou outra individualidade se vai valendo.
E ficam as minhas perguntas: Porque Sócrates não se demite ? Para quê tanta mentira ? Será preciso uma nova revolução para acabar com a mentira ? Aonde para a democracia ? A quem serve a democracia ? Será que existe democracia em Portugal ? Afinal existe justiça em Portugal ou não ? Houve 25 de Abril ? Porque mataram o 25 de Abril ? Do que nos serve a república e o seu presidente ? Porque a assembleia da república não é dissolvida ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Comentários
Enviar um comentário