Tinham que Ser Mesmo A Figura do Ano

O caso que se tornou a figura do ano, sim o caso Face Oculta, tinha que enchera as parangonas da imprensa mesmo no final do ano e agora o juiz de instrução que foi desautorizado pelo presidente do supremo da cega da pouca vergonha digo do Supremo Tribunal de Justiça se mostra disponível para esclarecer todas as dúvidas ao Conselho Superior da Magistratura, ou seja, o canário quer cantar tudo o que apurou sobre o maior escândalo de corrupção nos últimos 30 anos.

O juiz de direito de seu nome António Gomes do tribunal de Aveiro está disponível para “fornecer ao Conselho Superior da Magistratura todas as informações necessárias ao esclarecimento completo e rigoroso da opinião pública”, ou seja, este mesmo juiz quer fornecer todos os dados sobre as benditas escutas que envolvem o Primeiro Engenheiro ao CSM e quando questionado pelo periódico Sol, este mesmo juiz disse cumprir da forma mais estrita o dever de reserva apenas falando perante entidade que superintende os juízes.

E daí nada demais a não ser que PSD tenha vindo deitar mais achas para a fogueira e venha levantar uma das muitas contradições que não estão ocultas na Face Oculta e que foram criadas pela Procuradoria-Geral da República e uma das mais graves e que fez o clube da Lapa ficar com os cornos a ferver foi o não abrir dum inquérito criminal apesar das certidões existentes contra o Primeiro Engenheiro e apesar de não haver crime aos olhos do PGR este se recusa a divulgar as certidões alegando segredo de justiça quando não existe nenhum processo contra o primeiro engenheiro.

De facto esta atitude nos deixa, a nós cidadãos e cidadãs com dois ou mais dedos de testa a pensar se nas esferas do poder da república se não anda tudo feito uns com os outros ou os se andam comprados uns pelos outros ou se andam mentalmente alterados e já andam requerimentos dum lado e para o outro a exigir justificações das atitudes cada vez mais erráticas e estranhas do PGR, bem, na realidade não é o único no sub-mundo da justiça a bater mal da bola e basta ver o excelentíssimo presidente do STJ que ao mesmo tempo que anula as escutas que envolvem o Primeiro Engenheiro por um simples erro formal o que para um simples cidadão bastava e se compreendia (não muito), ainda se deu ao trabalho de as analisar validando algo que tinha anulado antes apenas para dizer que as escutas nada tinham de especial mas não dizendo o seu conteúdo o que torna ainda mais estranha essa conjunção de atitudes.

De Belém poderia vir um recadinho para ver se apagava a fogueira que promete e vai agitar as águas do primeiro ano da segunda década do século XXI da era de Cristo, nada saiu, apenas sai um silêncio que cada vez torna as águas mais agitadas do que nunca e para ajudar a esta festa o conselho de estado não é convocado para que se esclareça tudo porque está descoberto que há algo oculto que é coirão de alguém que não que ir para com os corninhos a cadeia e se for vai levar alguém atrás porque nestes polvos há sempre alguém que é puxado pelo outro que vai a frente.

E ficam as minhas perguntas de sempre: Porque não foi instaurado o respectivo processo ? Se as escutas são consideradas nulas porque não são reveladas ? Quem andam a proteger ? Quem está por detrás desta protecção descarada ? O que esconde a Face Oculta ? Porque o presidente se cala que nem uma mula ? Como vai ser 2010 em Portugal ? Será que vamos ter eleições antecipadas ?

Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares