Tal Como Al Capone, Vara Vais Ser Apanhado Pelas Finanças

Volto de novo ao assunto da moda, sim a sucata da Face Oculta, mais precisamente a um dos seus protagonistas que é Armando Vara, o tal dos dez mil euros e dos robalos de Vinhais e que abriu mais portas ao rei da sucata do que se abrem num dia normal do metro de Lisboa.

Agora o Sr. Vara foi apanhado pelas finanças porque está a dever uns quantos milhares de euros as finanças porque não pagou o imposto devido a mais-valia, vulgo lucro, da venda dum monte em Montemor-o-Novo e se soube disso graças ao cruzamento de dados entre o Imposto Municipal sobre Imóveis e o IRS e ao detectar que havia dinheiros diferentes do que era declarado num lado e no outro os falcões das finanças atacaram logo.

Acontece que o Sr. Vara graças aos seus conhecimentos conseguiu uma isenção em sede de IMI para as suas casas, sim digo bem casas, válida de 2001 até 2010 e esta dívida fiscal remonta a 2007 embora nunca tivesse sido cobrada em penhora como seria cobrada num contribuinte comum, mas como é com um dirigente grande do PS que nunca pagou a multa que lhe foi aplicada por não ter pago a portagem no buzinão da ponte 25 de Abril.

O estranho é que para um cidadão normal ter uma isenção de IMI é preciso que aconteça um milagre, ou então ser membro de elevado status da maçonaria ou do PS porque de resto que precisa de isenção raramente a leva e de certeza que o Sr. Vara não precisa dela e ainda mais estranho é como Vara temeste calote nas finanças e ninguém lhe vai penhorar nada a não ser que o seu amigo rei da sucata tenha comprado mais uns quantos chefes de repartição de finanças para safar o seu amigo de alguma penhora fiscal que caso Vara fosse um cidadão igual aos outros estaria sujeito.

Mas como estamos em Portugal uns cidadãos são mais iguais do que outros tal como Orwell dizia no Triunfo dos Porcos onde uns eram mais iguais que outros e Vara é daqueles cidadãos que são mais iguais do que outros vai se safar graças as suas cunhas e aos seus subornos a não ser que haja algum Elliot Ness nas finanças e que pune Vara de alguma forma devido as suas negociatas, todavia a história diz que o maior mafioso americano dos anos 20 foi apanhado graças a querer fugir as finanças tal como Vara está querer fazer.

Vamos ver até onde isto vai parar, apenas espero que a justiça tributaria que costuma ser tão implacável com o português comum seja igualmente implacável com Vara porque assim tem que ser feito.

E deixo as minhas perguntas de sempre: Será que Armando Vara está isento de impostos ? Porque Vara não pagou o imposto relativo as mais-valias ? Estamos num país a saque ? Aonde para a democracia ? Aonde para a igualdade ? Será que Vara comprou alguém nas finanças ? Até onde isto vai chegar ?

Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares