Apelo Urgente XXII

Ajudem esse casal:


 


 


 


Coimbra: ucraniana com gravidez de risco deu à luz três gémeas

Três meninas gémeas, filhas de um casal ucraniano residente na zona de Tomar, nasceram hoje na Maternidade Daniel de Matos (MDM), em Coimbra, disse à agência Lusa uma fonte da instituição.


 


A pediatra Mabilda Brito revelou que as bebés nasceram de cesariana, entre as 10:25 e as 10:30, na sequência de uma gravidez espontânea, e estão agora ligadas ao ventilador.


As recém-nascidas pesam 1300, 1235 e 686 gramas, adiantou, lembrando que na maioria dos casos os trigémeos resultam de procriação assistida.


Problemas com a gravidez (a primeira da jovem ucraniana, de 27 anos), designadamente o baixo peso de uma das meninas, implicou o internamento da mãe, no dia 18 de Maio.


«A situação é estável», disse a especialista, ao final da tarde, falando em representação da directora do serviço de Neonatologia da Maternidade Daniel de Matos, Rosa Ramalho, que não estava na unidade.


O parto estava previsto para finais de Agosto, mas as crianças acabaram por nascer já hoje, com 29 semanas e meia de gestação.


«A menina com menor peso já não tinha praticamente líquido amniótico a protegê-la e, na opinião dos médicos, seria mais seguro fazê-las nascer já hoje», explicam amigas dos pais, no blog «astresmeninasgemeas.blogspot.com», através do qual lançaram uma campanha pública de ajuda ao casal, que não tem familiares em Portugal.


O grupo afirma que «a mãe teve que deixar de trabalhar por causa da gravidez de risco e o vencimento do pai é limitado para tantas despesas que se avizinham».


Além da abertura de uma conta bancária de solidariedade, para recolher donativos, as amigas conseguiram já reunir diversos artigos de bebé, incluindo roupas e produtos de higiene.


 

Comentários

Mensagens populares