Justiça A Duas Velocidades
Nem sei se lembram do caso do miudo-estrela da novela da TVI que foi atacado por um pitbull e que o ataque nem foi dos mais violentos que se tem referência, todos os meios judiciais se moveram e o cão acabou por ser abatido em vez de ser o dono que atiçou de forma que o dito cão se tornasse violento.
Entretmentes a coisa de ano e meio uma criança normal não-estrela de novela foi atacada por um rottweiler sendo a dita crinaça mordida nas orelhas, braços e pernas; além do truama psicológico que mudou a sua vida para sempre para pior a tornando um,a criança fechada ao mundo.
Acho estranho porque os tribunais tratam as vedetas de novela com tratamento de primeira e ao mesmo tempo arquivam processos que sejam tanto quanto semlehantes como esse porque as vítimas não as vedetas da tv que estejam na moda no momemnto em que o incidente acontece até chegando ao ponto de abate do cão e pedidos de compensação financeira enquanto os vulgares mortais têm sorte se tiverem os tratamentos médicos pagos.
Não defendo medidas extremistas como as que são tomadas pela câmara municipal do Porto que lança ordens de despejo a quem possui cães supostamente perigosos, mas tal radicalismo além de ser incontituicional nada resolve porque os cães continuam a ser atiçados e em boa parte dos casos pagam com essa punição pessoas que sabem cuidar dessas raças; e em vez de se partir para esse extremismo se deveria ver caso a caso e ao primeiro ataque o animal ser logo retirado ao dono e esse ser proibido de possuir cães porque até um caniche pode ser usado como cão de ataque, bastando o dono do dito animal o atiçar quanto baste.
Nem há cães 100 % inocentes nem donos 100 % fiáveis por isso radicalismo nada resolve, mas sim medidas mais concretas sobre esse problema que tal como as drogas ilícitas se está a tornar um cancro de todas as povoações sendo grandes ou pequenas independentemente do partido político que as dirija.
E ficam as minhas caninas perguntas: Porque isso acontece ? Porque ha dois sistemas de justiça para as vítimas de ataques de cães ? Porque os donos dos animais não são punidos de forma exemplar ? Quando esses ataques acabam ? Será preciso uma criança com ligações a um notável qualquer da nossa praça sofrer um ataque para que mexam ?
Como smepre vos peço para ler, comentar e divulgar.
Bom deves estar a falar do caso de SESIMBRA.
ResponderEliminarUM ROTTWEILER atacou uma criança .
Mas o processo foi arquivádo.
A culpa foi da criança que gritou quando se sentiu mordida.
Pelo que leio numa noticia do CM , o PRESIDENTE da CAMARA do PORTO até pode ter as suas razões para actuar daquela maneira.
É que os cães são usados em manobras de roubo.
E não se vai esperar que seja um familiar dos notáveis a ser mordido ou atacádo para depois tomar as redeas ao assunto.
Aliás, quem vive em apartamentos não pode ter animais em casa, segundo as regras de CONDOMINIO.
Mas o dono tem que ser punido mas agradecia que me esclarecesses se nas regras de condominio se pode ter passaros de gaiola ou aquário com peixes
ResponderEliminarPara isso e para uma resposta sábia nada melhor que consultar o MANUAL DIREITOS E DEVERES DOS CONDOMINIOS.
ResponderEliminarNa certa o DONO do cão tem que ser púnido e ao mesmo tempo pagar as despesas que houver com os tratamentos com a criança.
E caso haja mais algo em que o cão seja ameaçada pública , ser abatido.
Mas isso era com quando o envolvido fosse um famosos, mas como é um vulgar mortal tudo fica em águas de bacalhau
ResponderEliminar