Bancos Mais Ricos Clientes Mais Pobres
Tanta democracia nem sei por e para onde para porque uma sociedade comercial duma lojeca de bairro paga 36 % de IRC e os bancos que levaram um aumento astornómico nos seus lucros de mais de 30 % ainda se dão ao luxo de ter patamares fiscais que vão dos 11 aos 16 %.
Pelos vistos Portugal democrático é a recriação para o século XXI da chamada no Brasil da República Velha ou do governo do Café com Leite onde os grandes produtores de leite e café punham quem queriam no poleiro para fazer as suas vontades por muito abjectas que sejam ou fossem, mas em Portugal não são os senhores do café e do leite a mandar e a desmandar, são sim os bancos, as imobiliárias, o futebol e os grandes grupos económicos sejam eles que origem for fazendo do voto popular um simples assinar de cruz dos seus desmandos.
De certeza que não foi nesse novo tipo de oligarquia onde até o fantoche do palácio de Belém assina de cruz os desmandos dum governo proto-nazi que se diz reformista mas não passa duam oligracacia onde uns senhores da grande massa mexem os cordelinhos nessa insunaução de democracia que na relaidade dura da verdade não passou dum simples torcar de camisolas entre o que se passava no 24 de Abril e o que se passa agora mas o sistema de jogo é prticamente o mesmo onde um senhor que se diz engenheiro ambiental embora nos queira gasear a todos faz os fretes aos senhores do grande capital se cagando para o país que tinha como dever governar e por fora ha uns seus amigos que querem sacar algum para os seus bolsos mas os planos lhes têm saído furados.
E ainda bem que lhes saem furados poruqe o referendo desse domingo que embora queira mudar uma lei arcaica, mas que afinal se trata duma mudança cosmética que até o conselho de ministros a poderia frazer por decreto, mas o referendo está agir como o rei espanhol Afonso XIII (avô do presente rei espanhol Juan Carlos I ) usou as autárquicas espanholas de 1912 como um referendo a continuação da monarquia após a humilhante derrota das tropas espanholas na guerra travada com os Estados Unidos nas Caraíbas devido ao incidente do Maine e que permitiu a muitos países hispânicos ou de génese hispânica ficassem independentes ou sob tutela ameircana como foram os casos de Cuba , Porto Rico e Filipinas e como os partidos monárquicos foram derrotados e com força, o rei espanhol entendeu a mensagem que veio das urnas e abdicou dando origem a república espanhola
E pelo que se vê das pertensas reformas que não passam duma forma de alguns membros da elite rosa se ir enchendo as nossas custas com muitos milhões dos nossos precios euros roubados dos nossos bolsos com a bizarra carga fiscal para o país com as maiores deisguladades e com os piores salários de toda eurolândia porque em Espanha se ganha exactamente o dobro que se ganha em Portugal e a carga fiscal é muito mais baixa em Portugal; esquesito não acham mas é verdade e a prova está nos combustíveis que chegam a ser metade do preço em Espanha e o melhor exemplo é o preço da botija de gás butano 13 kgs que em Espanha custa 8, 50 euros já com impostos e o no país do governo reformador custa por volta de 20 euros, mas o governo reformador não passa duma ditadura de bolso, duma para-diitadura socialista que tem o mesmo nome do partido de Hilter (Socialista).
E deixo as minhas perguntinhas sem resposta: Porque os bancos não pagam mais impostos ? Aonde está a igualdade tão falada na constituição e esquecida de facto ? O que os bancos têm a mais para pagar menos imposto que um franchise da Red Sprint ou que uma merceiria de bairro ? Aonde está a igualdade de Abril ? Se a constituição é violada à descarada porque o presidente não a defende ? Afinal o que presidente faz ? Do que serve a república e o seu presidente ao país ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar.
Comentários
Enviar um comentário