Mistérios Misteriosamente Inexplicáveis XXXIV
Qundo o ministro das finanças disse para os portugueses pouparem e a mesma conversa fiada que me fez lembrar um certo ministro das finanças mais esapnhol que Pina Moura, palavras que me levaram a um trabalho de campo cujo relatório só publico hoje dado o adiamento provocado pelo mundial da corrupção digo de futebol.
A primeira medida e mais básica de poupança dos portugueses é a simples e curriqueira conta à ordem e andei por vários bancos conhecidos e fiquei surpeendido pelos valores mínimos pedidos para a abretura da conta e pela burocracia pedida.
Além de só faltar perguntar quantas vezes praticamos sexo por dia os bancos pedem 250 euros para abretura de conta quando o salário mínimo é apenas de 400 desentivando qualquer poupança que um coitado que ganhe o salário minimo ou velhote que farto dos atrasos crónicos dos CTT para entrgarem as reformas ou abonos de família queria abrir uma conta para receber essas ditas esmolas, perdão prestações sociais abrindo mais o fosso social já existente em Portugal mas negado lá fora porque isso iria repelir turistas, mas a realidade é que os bancos só são para os ricos.
E continuando a falar nos bancos que este ano voltaram a ter mais um aumento nos seus lucros mas continuam a ter uma miserável taxa de IRC de 16 % enquanto uma pessoa que tenha uma firma de qualquer tamanho paga 36 % do mesmo imposto sobre os seus rendimentos que em boa parte são bem inferiores aos dum banco e ainda exigem 250 euros a um cidadão par abrir uma conta, e assim vai a podre, velha e senil república cada vez mais ditatorial e cada vez mais inútil e que põe muitos a pensar se valeu a pena fazer o 25 de Abril porque em muitas coisas se estão a tomar atitudes piores do que antes do 24 de Abril.
Como sempre deixo as minhas alfinetadas: Porque os bancos sendo máquinas de fazer dinheiro só pagam 18 % de IRC ? Poruqe uma firma paga 36 % fazendo sempre menos capital que um banco ? Porquê esse diferença ? Não seria mais lógico os bancos pagarem mais ? Porque não reduz o montante de abertrura de conta ? Será que temos que voltar a guardar o dinheiro debaixo do colchão dado os desempregados não abrirem mesmo que tenham ganho a lotaria ?
Como sempre vos peço para ler, comentar e divulgar
Quanto ao MF Pina Moura sabe-se o que foi mas continua-se na mesma ou pior, veja-se os lucros que os bancos apresentaram no semestre deste ano, quanto ao abrir contas com 250 euros é mesmo extraordinário e eles gozam com a massa dos outros, parece aquela das despesas que se fazem em restaurante com pagamento com cartão de crédito, em todas as despesas retira-se um euro , mas quem será a cabeça que tal pensou, ahahahah o 25 de Abril o tal dia da Liberdade está-se a pagar caro a ousadia desse dia, 32 anos e estamos numa situação das piores e o país a bater cada vez mais no fundo do poço, os ricos cada vez mais ricos e os pobres, a quem se pede mais sacrificios com mais impostos, cada vez mais pobres.
ResponderEliminarEu quando preciso de comprar algo pago 21 por cento, mas um 21 por cento desde que a matéria prima sai da fabrica até ao consumidor vão muitos 21 por cento, quem enche os bolsos são o Estado e o Estado gasta conforme quer e lhe apetece o dinheiro que os contribuintes com sacrificio lhe vão dando.
Vamos voltar ao tempo de colocar debaixo do colchão algum dinheirinho, pois hoje quem não tem umas economias não consegue na questão da saúde fazer face aos contratempos existente na mesma .
Realmente uma diferença abismal essa de uma firma para o banco, quer dizer o banco recebe o nosso dinheiro empresta o nosso dinheiro e mesmo assim paga menos, o empresário compra tem o dele empatádo e paga mais, vá-se lá compreender esta aritmética, mas enfim regalias do tal dia da liberdade.
Os atrasos dos CTT por vezes tem dessas coisas fazer com que as pessoas para receberem o seu dinheiro ou seja as suas reformas a tempo e a horas teem que abrir contas nos bancos, jogo combinádo com a CP .
Mas claro que o queremos é que ninguém nos chateie, estamos confinádos á situação actual e é ver quando está algo para inaugurar os magoites de gente com sorrisozinhos á mistura prontos a ouvir a lengalenga do costume de uma bem falante que tudo promete mas nada faz e o povo vai todo contente esperando esperando até um dia pensar que foi enganádo na lengalenga do costume.
Mas a vida continua, continua-se a ler nos matutinos deste país a corrupção que grassa por este país, os maltratos das crianças, os roubos e assassinos diários, policias que tentam fazer alguma coisa são castigádos, mas temos a justiça que merecemos.