Magnífica Sinfonia

Neste domingo na tão esquecida RTP-2 passou um concerto de música clássica que eu estava roído de curiosidade para ver desde que foi anuciado pelas revistas de TV e pela própria RTP que era o conerto Queen Sinphony, que segundo as mesmas publicações era uma sinfonia baseadas nas músicas dos imperadores da música mundial.


Eu pensei que iria ser mais uma adptação qual pan pipe moods mas em música clássica das melhores pérolas dos Queen deixadas para imortalidade das nossas almas mas foi uma daquelas doces e surpresas que uma pessoa talvez tenha uma meia dúzia de vezes na vida.


E o maestro turco que compos essa sinfonia pegou em abreturas de alguns dos melhores êxitos dos brilhantes e únicos britânicos liderados por Farookh Bulsara, mais conhecido por Freddie Mercury e dividiu a sua sinfonia em 6 movimentos ou partes deixando todos e todas agradavelmente supreendidos.


Espetáculos como esses devem passar mais vezes na TV portuguesa cheia de lixo como os morangos com açucar e outros pedaços de estrume semelhante, mas o mais curioso é como as composições musicais dum grupo de rock que no início como talvez dissesse Eládio Climáco "não fosse muito longe ou só interessasse a gente mais jovem (críticas aos Lordi e aos Abba) conseguem até ser adpatadas para música clássica deram origem a um muscial em Londres e tiveram um vocalista imortalizado cuja voz ainda não entrou igual no mundo da música mundial.


É estranho um grupo surgido em plena new wave e glam rock fazer tanto furor ainda paesar de ja terem passado quase 15 anos da partida do mundo dos vivos do seu líder e esses mesmo grupo na classifcção das músicas do milénio teve 5 entre as 20 melhores músicas  e lá não apareceu nenhuma "senhora ou senhor" da canção vindo despencando da eurovisão.


As vezes dar jeito a segundo canal sempre vemos espetáculos de sonho como esse concerto que me deixou surpreedido pela positiva, continuem assim.


Como sempre vos peço paraler, comentar e divulgar

Comentários

Mensagens populares