João XXIII, talvez o maior Papa de todos os tempos ou um Anjo na terra

Hoje no dia de Todos-os-Santos feriado nacional em Portugal a RTP, a tv do estado, se resolveu se esmerar e passar um filme produzido pela produtora italiana Tele-5 da propreidade de Silvio Berlusconi que passou a primeira veez na Páscoa e já na altura eu tinha pensando numa entrada semlhante a esta mas por motivos de saúde não a pode fazer mas sendo o feriado que é, e lendo uma das entradas de ontem não poderia passar de hoje.
João XXIII, com o nome de baptismo Angelo Roncalli de origem humildes nasceu em 1881 e morreu em 1963 devido a um cancro no estômago , comeu o pão que o diabo amassou quando era criança e mesmo assim mostrava uma bondade infinita e única. E desde de tenra idade tinha uma vocação para ser padre desde tenra idade, devido este facto os seus pobres pais o enviaram para o seminario onde conhece e trava amizade com dois alunos que tal como ele se tornam padres mas um deles devido aos seus ideias demasaidamente modernos para o seu tempo pagou caro por isso e foi excomugado.
Depois da ordenação como padre andou a espalhar a palavra de Deus pelo seu país e ajudou na resolução de vários conflitos laborais depois foi ordenado bispo de Veneza e continuou na sua obra de evangelização até que em 1942 é nomeado, ainda como Bispo Roncalli, Núncio Apostólico (embaixador do Vaticano) para a Turquia e para a Grécia, e aí com embaixador da Santa Sé faz uma das suas maiores obras com a ajuda de judeus e de islámicos, numa obra saída dum santo padoreiro das crianças do mundo ou dum anjo na terra que foi conseguir salvar a vida de 600 crianças judias que estavam num navio alemão de carga estacionado no porto de Istambul após convecer o embaixador alemão Von Pappen a fazer os contactos devidos para retardar a partida do navio e Von Pappen sabia que estava arriscando a vida por que recebeu ameaças da terrivel Gestapo mas mesmo assim ajudou o grande Bispo Roncalli a salvar as 600 crianças nascendo uma amizade eterna entre Von Pappen e o grande Bispo Roncalli.
Depois da segunda guerra mundial o grande e bom Bispo Roncalli via para a Santa Sé onde reencontra um dos seus amigos mas ele não é humilde e é muito conservador mas mesmo assim o grandioso Bispo Roncalli continua a sua obra até que o Papa Pio XII falece em 1958 e a vida do bondoso Bispo Roncalli muda completamente porque no Conclave que escolhe o Papa ele foi o eleito, e apesar dos mais conservadores pensarem que ele irai ser um Papa de transição mas afinal não foi, simplesmente em cinco anos a igreja levou a primeira grande mudança desde do concílio de Trento (1545/63) e que graças ao bondoso e grande Bispo Roncalli ja como Papa João XXIII que teve só 5 anos de pontificado reformou a igreja 400 anos depois desse concílio não só com o concílio Vaticano II em 1963 e que só acabou em 1965 e o seu sucessor o Papa Paulo VI continuou com a mesma sabedoria e bondade mas com a suas obras e o bom Papa João XXIII teve papel importante na resolução da crise dos mísseis de Cuba e além disso foi o primeiro Papa a sair da Basílica de São Pedro para visitar e dar a bênção os presos e aos doentes, alterou os preceitos da eucaristia como se poder rezar as missas nas línguas maternas dos próprios países , aceitou as outras religiões como irmãs e não como hereges, foi o primeiro o primeiro Papa a falar em diálogo ecuménico em mudança na igreja em paz no mundo. Dessa vez não deixo as minhas preguntas sem resposta mas um pedido como deixei na minha entrada sobre o ET e vos falo com as lagrimas nos olhos porque o filme em causa me esta tocando e muito. Sigam o exemplo desse homem santo: que sejam bondosos, sejam humildes e grandiosos e rezem pela paz no mundo e nas vossas casas e famílias e espero que os grandes do mundo sigam o exemplo desse santo homem que foi um verdadeiro santo, um anjo na terra que em 5 anos como representante de Deus na Terra fez muito mais pela humanidade do que podem pensar.
Como sempre vos peço para ler , comentar e divulgar

Comentários

  1. Peço desculpa... mas o que é considerado um Homem santo??? Não é alguém que a greja decide se é ou não!!! Estou confuso...polittikus
    (http://pornograffiti.blogs.sapo.pt)
    (mailto:pp@sapo.pt)

    ResponderEliminar
  2. Essa mesnagem muito bela deveria ser o objetivo de vida de todos os habitantes do planeta. A incansável busca pela paz, harmonia, amor entre todas as pessoas, sem peconceitos, distinção de raça, religião, cor, e todos os outros tipos de preconceitos. Pregar a paz, a justiça, a solidariedade, ou seja, tentar sempre ser bondoso para com todas as outras pessoas. Essa sim, devia ser a busca das pessoas, e não o consumo de coisas supérflas e o desrespeito para com o próximo.Icaro Brasil
    (http://www.ciprianobarata.zip.net)
    (mailto:poyet@bol.com.br)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares