Como bela é a lusofonia
Graças a este símbolo que é um dos muitos deste ultimo euro 2004 se descobriu em todo mundo algo que é um verdadeiro fenónemo chamdo lusofonia que une 6 continentes sobre a mesma lingua e com uma cultura comum. Foi belo nas ex-colonias ultramarinas como no Brasil ou nos territorios e paisies onde existem comunidades de imigrantes ou de luso-descendentes se festejou e se chorou pela seleção portuguesa. Fez realçar uma raça única no mundo chamda "raça" lusófona que está espalhada pelos cinco continentes do mundo esse "sangue" lusófono e para mim o verdadeiro Quinto Imperio que foi falado por Fernando Pessoa ou pelo Padre António Vieira nas suas obras. Um Quinto Império não basaeado no domínio colonial ou repressivo mas sim na cultura, na lingua e na interajuda. Um bom exemplo disso foram as cheias de Angola onde os países lusófonos ajudaram Angola ou quando foi a independência de Timor onde a grande parte das tropas das Nações Unidas eram lusófonas, onde o governador nomeado pelas Naçoes Unidas para governar Timor na transição era lusófono (o malogrado Sérgio Vieira de Mello).
É nessas coisas em que admiro este fenónemo esta coisa única chamada lusofonia que muitas vezes transforma 8 países e varios territórios e lugares nesse mundo num ser mitológico como fosse uma hidra com varias cabeças (capitiais) mas sendo um ser único que citando a musica da Nelly Furtado chamda Força algo que ninguem pode parar ou matar é algo único que nas outras culturas ou línguas simplesmente não existe, este ser mitológico e mágico chamdao lusofonia se também se poderia chamar "Força" tal a sua potência e a capacidade se ser único que so acha na lusofonia parar mim não existe nem "raça" nerga ou "branca" mas sim "raça" lusófona que muitas vezes é um unico ser individual. Um ser unicamente e inexplicavelmente belo e magnífico que deve ser mantido e nutrido para toda a enternidade, dado que as colónias tiveram o direito sagrado a sua independência nos unámos algo de mais belo que é a lusofonia, é algo que não vai contra a soberania de cada país mas reforça ainda mais em especial em relação aos seus vizinhos que tem outra língua e outra cultura e muitas vezes tiveram pretensões territoriais.
Espero que as associações de paises basaeadas na lusofonia deixem ser meras reuniões de diplomatas e tomem o exemplo dos povos e unem e agem no mundo tal como a commonwealth (comunidade britânica) que usando um principio semelhante é uma das associações de paises mais poderosas do mundo sendo uma das forças de pressão mais fortes do mundo e acho que a comunidade lusofona pode fazer o mesmo so basta querer agir e agir por que os paises lusófonos merecem também ser ouvidos.
Viva Protugal e especialmente Viva a Lusofonia.
Leiam comentem e divulguem
Olá bom dia... vim retribuir a visita que fez ao meu blog, lá tem a indicação para o que quer fazer ao seu blog, beijinhosDiana
ResponderEliminar(http://diana.blogs.sapo.pt/)
(mailto:diana_2003@sapo.pt)
Muito bom seu comentário, afinal está e a corrente que une o nossos países!!!Henrique Mendes
ResponderEliminar</a>
(mailto:henrique.sm@ibest.com.br)